UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

A MORAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA

O Senado brasileiro preocupado com a moral na sociedade brasileira aprovou um projeto que obriga as escolas da educação básica a oferecerem as disciplinas de “Ética e Cidadania Moral” e “Ética Social e Política”. Ele altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira quando torna as duas disciplinas obrigatórias nas escolas. O relator da proposta e ex-reitor da Universidade de Brasília, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu o projeto ao afirmar que "dada a presente desagregação social (...), representada pela atual crise de valores humanos, faz-se necessário que a escola oriente a formação do caráter dos nossos jovens, fortalecendo a formação dada no núcleo familiar".
Diante dessa ausência de moralidade no contexto social, o Jornal Folha de São Paulo do ano passado apresentava uma profunda reflexão. Primeiramente, a jornalista Eliane Cantanhêde, em seu artigo “Procura-se um doido de pedra“ destacava: “O Congresso só tem uma alternativa: ou dar ou dar um choque de moralidade”. Depois, na mesma página, o empresário Emílio Odebrecht, em seu artigo “A moral e o civismo”, ele enfatizava: “Quando algumas palavras começam a sofrer desgaste pelo uso, é bom que se consultem os dicionários. (...) Moral significa, entre outras coisas, bons costumes, boa conduta, segundo preceitos coletivamente estabelecidos”.
Em relação a essas colocações, a Bíblia, no livro Gênesis, no capítulo primeiro, os versículos 26 e 27 destacam: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (...) e criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. A orientação bíblica convida a uma profunda análise – “os seres humanos são individuos que têm comportamentos diante do Criador, além de manter uma comunicação interpessoal no contexto social.” Em síntese, a relação com Deus passa pela pessoa que na sociedade O torna presente, com sua atitude moral.
 Infelizmente, a decadência dos valores atingiu um nível tão inferior no contexto social com um grau de violência que até pessoas não ligadas ao universo religioso conclamam seu retorno para operacionalizar transformações. Pelo fato de pelos atos e atitudes morais, afirma-se ou nega-se, é bom ou mau, justo ou injusto, digno ou indigno. Assim, o indivíduo perdeu à sua consciência moral,  porque sem uma comunicação com o Criador, ela não existe. Na verdade, ela é o centro mais secreto, no qual o homem se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser. A sua ausência vai progressivamente cegar o indivíduo e por isso, perde a dignidade em dimensão social, como nos últimos acontecimentos registrados pela mídia brasileira.
Enfim , os cristãos  têm um campo de trabalho imenso , com o objetivo de  alterar o quadro social desejado  pela  jornalista e  pelo empresário em  seus artigos, porque o único a oferecer uma consciência moral  ao ser humano  é o próprio Deus, conforme as palavras sábias de Santo Agostinho: “Há um vazio no coração do homem que somente Deus pode preenchê-lo”. Teacherv Joani C.P. - Twitter: @teachervjcp - E-mail: teachervjcp@outlook.com