UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O jornal Folha de São Paulo da última semana destacou: “A partir de 2014, a educação terá uma fonte adicional de recursos da ordem de R$ 2 bilhões ao ano, além de um montante estimado em R$ 42 bilhões ao longo da próxima década. Esse é o cálculo inicial feito pelo governo federal a partir de projeto, aprovado nesta semana no Senado Federal, que trata da distribuição dos royalties do petróleo para educação e saúde.”
A decisão torna-se bastante relevante, porque a educação sempre foi um dos setores primordiais para o desenvolvimento de qualquer país. O Brasil precisa levá-la a sério e jamais colocá-la em segundo plano, como tem muitas vezes acontecido com seus cidadãos e governantes. Diante disso, existe a necessidade urgente de conscientizar-se de que sem produzir conhecimento, nenhum país cresce, aumenta sua renda per capita e pode oferecer qualidade de vida para sua população.
O sucesso da Alemanha do final do século XIX e começo do XX, à beira da I Guerra Mundial foi um exemplo perfeito de um povo voltado completamente para a questão educacional. Os líderes políticos estimulavam à leitura de revistas científicas e de informação, pois o próprio governo custeava tudo. Como resultado, houve um avanço tecnológico para toda a humanidade, pois grandes cientistas foram formados naquele período. Dentre eles, Albert Eisntein, conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Algo que poderia ocorrer em pleno século XXI com os cientistas da maior nação da América do Sul. 
Ao propor uma análise em relação ao processo educacional brasileiro, vale lembrar que somente no princípio do século XX, houve um avanço na escolarização básica. Entretanto, seu crescimento como uma rede pública de ensino teve sua ampliação no final dos anos de 1970 e começo dos de 1980. Em 1996, a LDB (Lei de Diretrizes de Bases da Educação), trouxe um avanço no sistema de ensino e aprendizagem – “A escola conquistou vida e significado para os alunos (...) um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão”.
Todavia, ainda há carência do país investir pelos menos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) no âmbito da educação. O orçamento brasileiro dedica a ela aproximadamente 4%. Em outras partes do mundo em que é vista por todos como uma necessidade fundamental, a exemplo da Coréia do Sul, tem sido investido o dobro desse valor.
O Brasil deveria fazer uma campanha nacional de valorização do professor. Na verdade, mostrá-lo como um “agente transformador de mudanças” e o “trabalho mais importante que alguém pode exercer”, porque “ensinar é a profissão que ensina todas as outras profissões” (Autor desconhecido). Ademais, conscientizar a todos que o objetivo da escola é a aprendizagem e a preparação dos estudantes para o exercício de sua cidadania com ética, honestidade e acima de tudo, com o respeito aos direitos e deveres do seu semelhante.
Enfim, educação, mais do que tudo, permite que vejamos ordem e lógica no que aparentemente é aleatório”, como disse o professor Paulo Blikstein da Escola de Educação da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Assim, com ela, os brasileiros teriam consciência de que “quanto mais se aprende, mas precisa aprender”, a fim de enfrentar os enormes desafios do século XXI. Teacherv Joani C.P. - TWITTER: @teachervjcp -   E-MAIL: teachervjcp@outlook.com