Nos
Estados Unidos em 1924, o então garoto chamado João R. Wooden, que amava jogar
basquetebol, acabara de finalizar a oitava série em uma pequena escola rural.
Seu pai, “rico em amor”, mas não tinha dinheiro para dar um
presente de formatura. Todavia, consciente da responsabilidade de dar-lhe uma
ótima formação no lar, ofereceu um cartão em que escrevera seus próprios
objetivos e diariamente o incentivou a segui-los.
Três
deles eram: “Beba profundamente de bons livros (...); Faça de cada dia sua
própria obra de arte e (...) dê graças pelas bênçãos todos os dias.” Com a excelente orientação, além do
espírito esportivo, foi tricampeão de basquetebol universitário norte-americano
e um dos maiores técnicos em toda história da competição. Ao falecer com 99
anos, ganhou uma estátua em homenagem, devido ao seu caráter, sua fé e por
influenciar milhares de pessoas. Assim, a escola complementou o currículo
ensinado e vivido em sua casa.
Na
verdade, a vivência familiar e escolar são pilares para a construção do caráter
e da personalidade do homem. Entretanto, as duas instituições sofreram mudanças
consideráveis no século XXI. Dessa forma, há necessidades profundas de novos
posicionamentos por parte delas, principalmente em tempos de jornadas
trabalhistas muito intensas.
Diante desse fato, Içami Tiba (psiquiatra e educador) faz uma
análise bem interessante: "O trabalho compromete tantas horas que é preciso mudar o
sistema de educação. Ninguém proíbe que os pais trabalhem, mas é preciso que,
mesmo assim, cobrem mais dos filhos. Não se leva trabalho para casa? Então é
preciso levar os filhos para o trabalho."
Ademais, como escritor com mais de dois milhões de livros
vendidos, com uma vasta experiência em palestras e atendimentos para
adolescentes e seus familiares, ele ressalta: “os pais precisam rever
seus papéis e suas funções, que as mulheres precisam delegar tarefas e
responsabilidades aos seus companheiros e que não há compensação material aos
filhos que substitua o amor e a atenção dos pais.
Enfim, “educar é como
cultivar uma planta”. A pessoa desde a infância precisa ser regada e tratada com
muita atenção. Se receber uma orientação qualquer, sem princípios, “corre o sério
risco” de ser moralmente inútil. Por isso, a família e a escola
precisam desempenhar muito bem seu papel. Em especial, nesse momento em que os
indivíduos “absorvem e aprendem” com seus entes
queridos, colegas e professores, a fim de alcançar uma educação para a vida. Teacherv Joani C.P. – E-MAIL:
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