UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

ALTOS E BAIXOS

      
        No último dia 05 de janeiro de 2014, a mídia brasileira e a internacional noticiou o falecimento do cantor Nelson aos 66 anos. Natural de Ubá, Minas Gerais, sua notoriedade veio nos anos 60, quando morava no Rio de Janeiro. Em 1969, seu maior sucesso foi à música "Tudo passará" e em 2003, sofreu um acidente vascular cerebral. Desde então, vivia no Recanto São Camilo, na Granja Viana, em Cotia, sob a guarda e os cuidados de sua irmã Neuma.
Sua história artística registra 32 discos gravados em português e espanhol. Ele fez sucesso no Brasil, mas não se compara aos países, como a Argentina, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Equador e em tantos outros. A grandeza de sua fama o levou a fazer apresentações no Carnegie Hall e no Madison Square Garden, em Nova York, nos Estados Unidos. Na década de 90, se converteu à religião evangélica e, desde então, cantava músicas gospel. Em 1996, lançou a biografia "O pequeno gigante da canção", pois sua altura era de 1,12m.
No seu velório, o cantor e amigo Moacyr Franco disse ao portal de notícias Uol: Ele sentia muito, não apenas a falta de reconhecimento, mas a falta de respeito. (...) Ele lotou o Carneggie Hall várias vezes. Tocou no Madison Square com Charles Aznavour e Tonny Benett na plateia. Quando foi assistir a um show de Ray Charles, sua presença foi anunciada pelo pianista americano. No Brasil, é assim: se o artista está fora do circuito da MPB, não toca em lugar nenhum. É difícil tolerar isso, ainda mais quando estamos falando de um artista da grandeza de Nelson Ned”.
Na verdade, a vida do cantor ilustra muito bem a existência humana. Ela tem sido feita de altos e baixos. O sábio rei Salomão acreditava nisso e analisou as reações das pessoas nas circunstâncias mais complexas. No seu livro de Eclesiastes, ele escreveu: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: (…) tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria” (Eclesiastes 03:01-04).
O seu pai, o rei Davi, ficou conhecido como o homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22). Contudo , a sua vida mostrou períodos  de altos e baixos. Ele chorou sobre seu primeiro filho com Bate-Seba, fatalmente doente (II Samuel 12:22) . Entretanto, também compôs canções de louvor e júbilo (Salmo 126:1-3). Após a morte de seu filho rebelde, Absalão, passou por um tempo de profunda tristeza ( II Samuel 18:33) . E, ao trazer  a arca para  Jerusalém, em alegria espiritual, dançou perante Deus (II Samuel 06:12-15).
Enfim, há um desserviço a si mesmo e aos outros quando o cristão retrata sua vida tranquila e feliz em todos os momentos. Em vez disso, a Bíblia descreve a existência humana com momentos de altos e baixos. Diante disso, nas épocas de tristezas ou de alegrias, o ser humano deve buscar a Deus e confiar Nele em todo o tempo, a fim de atravessá-las com toda segurança. Como cantou Nelson Ned, já na sua fase gospel: O meu Deus é o Deus do impossível. É o mesmo hoje e sempre há de ser. O meu Deus é o Deus do impossível. E fará o impossível por você. (“Deus do impossível”  - música e letra da compositora Alda Célia). Teacherv Joani C.P. - E-MAIL: teachervjcp@outlook.com - TWITTER: @teachervjcp