UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

A SATISFAÇÃO INTERIOR

Qual a relação entre o bilionário ‘Jay Gatsby’, a personagem do livro “O Grande Gatsby” de Francis Scott Fitzgerald e à do pescador ‘Santiago’, do livro “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway? Ambos são apresentados nas narrativas literárias norte-americanas à procura de sua satisfação interior.
 Isso faz parte do gênero humano, conforme descreve o poeta: “Em via de regra, o homem é um tolo. Quando o tempo está quente, ele quer que faça frio. Quando está frio, ele deseja que faça calor. Sempre querendo o que não é.” O apóstolo São Paulo, na sua carta aos Filipenses analisou também o tema quando disse: “(...) aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11).
Diante dessa colocação, suscita um questionamento importante para a sociedade contemporânea: Seria possível alcançar a tão desejada satisfação interior? Para ele era algo real e verdadeiro, pois em Filipenses 04:12-13 oferece detalhes de seu comportamento em relação à vida: “De tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”  
Dessa maneira, seu segredo consistia em um relacionamento com Deus, o qual preenchia o fato de “ter ou não ter” coisas. A alegria nunca foi com base nas circunstâncias, mas na sua intimidade com o Criador. Sua lição ainda destaca não ser algo rápido, mas um aprendizado constante. À medida que a relação se amplia com as experiências, desenvolve-se uma confiança em Deus, e menos em si mesmo. Ele estava certo que Jesus Cristo o fortaleceria para não temer nas situações difíceis em seu caminho (Filipenses 04:13).
Muitos têm objetivos e existe a necessidade de colocá-los nas mãos divina. Há uma personagem na Bíblia que ilustra uma atitude sem sabedoria. Ele era chamado de Ló e tomou uma decisão para satisfazer seus próprios desejos. “Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (…) como o jardim do Senhor (…). Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão…” (Gênesis 13:10-11).
Aquela região oferecia uma satisfação interior plena e completa, pois era rica e com água abundante, parecia ser o melhor para sua pessoa e seus familiares. Todavia, o local estava poluído pela maldade (Gênesis 13:13). Ló perdeu seus familiares e a herança conquistada em anos de trabalho. Abrão, o seu tio, com uma visão diferente, ficou feliz em entregar para Deus seus caminhos. Assim, quando o desejo da vontade divina está acima de tudo, surge o contentamento.
Jesus Cristo depois de alimentar uma multidão com cinco pães e dois peixinhos (João 06:01-13), o povo queria muito mais (João 06:24-26). Então, lhes ensinou a batalharem não somente pela comida física, mas “(…) pela que subsiste para a vida eterna”. Por isso, convidou a todos para vir até Ele, porque poderia satisfazê-los interiormente. Ainda hoje, faz o mesmo chamado ao homem do século XXI: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” (João 06:27,35). 
Joani C. P. – e-mail: teachervjcp@outlook.com – twitter: @teachervjcp