UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

AS TEMPESTADES DA VIDA

Em 10 de junho de 1770, o navio do navegador inglês James Cook bateu contra um recife na costa da Austrália. No entanto, ele continuou a navegar para águas mais profundas e, de novo, colidiu com outro, e quase afundou a embarcação. A experiência em si, o estimulou a escrever no livro de registro do barco: “O ponto norte (foi chamado) Cabo da Tribulação, porque aqui começaram todos os nossos problemas.”
A maioria de nós já enfrentou situações similares, as quais deram origem a uma sucessão de outras provações. Como problemas familiares, a perda do trabalho ou da própria saúde. Na verdade, poderíamos elaborar uma longa lista de fatos que abalaram certas fases da nossa vida.
Nestes momentos, o primordial é confiarmos no Deus soberano e a certeza do Seu controle em toda e qualquer situação. Tudo tem um propósito nos Seus planos. O apóstolo São Tiago ressalta: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 01:2-3). A perseverança significa ter determinação ou capacidade para resistir.
Isso recorda as últimas chuvas torrenciais de verão ao cair sobre as flores recém-plantadas, sentimos uma tristeza ao vê-las em sofrimento naquele tremendo impacto. A nossa vontade era trazê-las para dentro de casa, e abrigá-las daquele forte temporal. Quando tudo passou, seus corpos estavam voltados para o chão, devido ao peso da água. Todas elas pareciam tristes e debilitadas.
Entretanto, em poucas horas, se levantaram e permaneciam voltadas para o céu. E, no outro dia, estavam lindas, fortes e firmes. A transformação foi total, após toda aquela água bater nas suas pétalas, pois a chuva escorreu das suas folhas, penetrou profundamente no solo e subiu para os seus caules. Isso forneceu a força necessária para mantê-las em pé.
Do mesmo modo, quando a tempestade da vida nos sobrevém, a tal ponto de quase abalar nossas forças. No entanto, estamos conscientes de que ela não é nossa inimiga. O nosso Deus amoroso e misericordioso as permitiu, a fim de nos fortalecer. Assim, Ele usará tudo para o nosso crescimento espiritual.
Um conhecido autor conta em seu livro a história de sua amiga, com uma forma de olhar os acontecimentos da vida com sabedoria. Ao encontrá-la, perguntou: “Como você se sente hoje?” Aguardava o tradicional “Estou bem”. Todavia, ela disse: “Tenho de acordá-lo”! Ele não entendeu sua resposta. A amiga o lembrou: “Você não conhece a sua Bíblia?!” Logo explicou: “Quando os discípulos enfrentaram perigo, correram para acordar Jesus. Vou fazer o mesmo!” (Evangelho de São Marcos 04:35-41).
E nós, como reagimos ao estarmos envolvidos em uma situação complexa e sem para onde procurar o auxílio? Nesta hora, necessitamos aprender com os discípulos que correram até Jesus como a única esperança de salvação. Todos os problemas podem não ser solucionados imediatamente, mas a segurança de sua presença em nosso barco acalma o coração. Sempre nos diz: Acalma-te, emudece! (Evangelho de São Marcos 04:39) Então, nas tempestades da vida, deixe Cristo preencher-nos com sua paz, a qual vem do reconhecimento de que Ele está por perto.
Joani C. P. – e-mail: teachervjcp@outlook.com – twitter: @teachervjcp