UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

A IMPORTÂNCIA DE APRENDER A ESQUECER

Nos dicionários de Língua Portuguesa, o verbo “esquecer” tem o significado de “perder a lembrança de uma pessoa, de uma coisa ou de um fato triste na existência humana”. Como descreve tão bem o poeta português Fernando Pessoa: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.
  
         Na verdade, o homem em todas as épocas vive o perigo de ser tomado por uma intensa dor. Muitas vezes são mágoas passadas, carregadas com rancores e grandes ansiedades.  Ele não consegue esquecer e tortura-se ao pensar: “Ah, se eu tivesse feito alguma outra coisa, isso não teria acontecido”. Dessa maneira, permite a culpa e a condenação crescer dentro de si. Assim, tudo fica ainda mais confuso. Por isso, nestas horas deve aprender a oração da serenidade: “Senhor, concede-me a força para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar às que posso e sabedoria para reconhecer a diferença entre elas”.
Quando a autocondenação vier, por alguma coisa além do seu próprio controle, o indivíduo necessita praticar a orientação da primeira carta do apóstolo São Pedro, capítulo cinco, versículo sete: “Lançando sobre Deus toda a vossa ansiedade, porque Deus tem cuidado de vós”, e do Salmo cinquenta e cinco, capítulo vinte e dois: “Confia os teus cuidados ao Senhor e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado”. Todas as tribulações na memória precisam ser postas diante de Deus, pedindo-Lhe para removê-las totalmente.
         Na primeira carta do apóstolo São João, capítulo dois, versículo primeiro, existe uma destaque importante: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo”. Ao cometer um erro, ninguém esta sozinho, pois Cristo está presente, servindo como advogado, ao defender a causa do sofredor. Enfim, o atribulado deve expor a Jesus sua necessidade, confessar seu pecado e pedir-lhe o perdão.
 Além do mais, quando Deus perdoa, é como se a falta nunca tivesse existido, pois é inteiramente apagada. “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”, conforme a carta do apóstolo São Paulo aos Romanos, capítulo oito, versículo primeiro. Ao sentir a condenação pelos pecados já perdoados, simplesmente lembre, não é Deus quem o acusa! Seu amor infinito deseja conceder o perdão para o ser humano liberta-se deste terrível sentimento. 
Portanto, para aprender a esquecer há carência dos seguintes passos importantes: Admita o sentimento de culpa; Identifique a sua origem; Perdoe as pessoas integralmente; Perdoe a si mesmo completamente; Confesse a sua culpa e necessidade a Deus, sem reservas, receba Dele o perdão e a purificação completa. Em alguns casos, não há jeito de fazer restituição, em outros faria mais mal à pessoa do que manter silêncio. Aceite as coisas, as quais não serão alteradas, mas transforme rapidamente às que podem ser mudadas.
Joani C. P.  – E-mail: teachervjcp@outlook.com – twitter: @teachervjcp