A poluição é um problema frustrante! Todos sofrem com ela, no entanto, todos contribuem para que ela aumente.
A poluição apresenta-se de diversas formas, mas um tipo é frequentemente ignorado. Charles Swindoll a chama de poluição verbal espalhada pelos murmuradores, reclamadores e críticos. Swindoll escreve que, “O veneno do pessimismo cria uma atmosfera de completo negativismo onde se enfatiza somente o lado ruim.”
Um grupo de amigos cristãos começou a se preocupar com esta forma de poluição e a parte de cada um deles nisso. Fizeram então, um pacto para evitar palavras de crítica por uma semana inteira. Ficaram surpresos quando descobriram como falaram pouco! Conforme continuavam com a experiência, tiveram que reaprender as habilidades de comunicação.
Paulo conclamou os cristãos a esse tipo de atitude decisiva. Ele disse que devemos nos despojar do velho homem e de sua conduta que entristece o Espírito Santo (Efésios 4:22,30) e revestir-nos do novo homem que encoraja os outros(v.24). Ao dependermos da ajuda do Espírito (Gálatas 5:16), podemos fazer essas mudanças em nossa conduta, nosso pensamento e nossas palavras.
Se quisermos nos livrar da poluição verbal, precisaremos mudar e pedir que Deus nos ajude. É uma boa forma de começarmos a purificar o nosso ambiente espiritual.
Ajude a acabar com a poluição — purifique sua maneira de falar! (RBC)