UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

PERDAS E GANHOS

           
              Em um acampamento das férias de verão, os treinadores de uma equipe de futebol usavam camisetas com uma mensagem para os atletas: “Escolha a cada dia: a dor da disciplina ou do remorso”. Na verdade, tanto na vida como na prática esportiva, a dor em um pequeno espaço de tempo é a única maneira para conquistar nossos objetivos. Por isso, ou estamos preparados para as lutas da existência humana ou vivermos com o “se”, “se ao menos” ou “eu deveria”, de forma constante em nossas mentes. Algo tão presente naqueles que fracassam em sua preparação e vivem de forma intensa o “remorso”.
            No dicionário encontramos uma definição para ele: “um desgosto ou aversão inteligente e emocional por atos e comportamentos pessoais passados”. Muitas vezes tem sido difícil avaliar nossas decisões de anos atrás, através da sua “lente”, e ainda por cima, “carregar” o peso do “fracasso”. O Salmista tinha a mesma sensação, depois de experimentá-lo quando disse: “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10).  Assim, descobriu que as decisões orientadas e dirigidas por Deus, jamais serão marcadas por esse sentimento terrível.
Diante dessa realidade, jamais podemos dizer que as circunstâncias da vida são más ou boas! Como por exemplo, quando tomamos a decisão de viajar, nosso veículo tem problema na partida para as férias. Imediatamente, levamos o automóvel para o mecânico e ouvimos dele a seguinte afirmação: “(...) Foi bom não ter saído na estrada. Ele poderia ter incendiado!” Há os transtornos e atrasos, mas percebemos o cuidado divino para conosco.
Depois de uma vida dedicada aos familiares, a nossa filha caçula tem interesses profissionais diferentes do planejado por nós seus pais. Os planos seriam que fosse uma engenheira, mas optou por medicina. Sentimos uma frustração por sua escolha, mas ela se destaca na universidade. Ademais, recebe uma bolsa de estudos no exterior. Logo, percebemos que a opção dela foi especial.  Deus a guiou de maneira que não poderíamos prever, porque  ELE conhece o passado, o presente e o nosso futuro.
Devido aos problemas tomarem conta dos nossos pensamentos, torna-se difícil perceber a ação divina em todas as situações. Seus mistérios nem sempre mostram os Seus segredos. Muitas vezes, os nossos caminhos sofrem alterações por desvios impossíveis de evitá-los. Mesmo assim, estamos certos de que o Pai Celestial está a nos mostrar um direcionamento melhor.
Portanto, para as “PERDAS” se transformarem em “GANHOS”, nós carecemos da confiança plena no amor imutável de Deus, conforme ressalta o Salmo 13(12):05 : “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação”. Então, seremos capazes de dizer: “Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13(12):6). Podemos ser incapazes de controlar os “acontecimentos” da nossa vida, mas através da ação divina, seremos capazes de controlar nossas “atitudes” diante deles.

Teacherv Joani C.P. – TWITTER – teachervjcp