UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

JAMAIS SUBESTIME O VALOR DE UMA VIDA

Nas últimas semanas, os veículos de comunicação têm mostrado imagens dramáticas das chuvas torrenciais no Brasil. As críticas são constantes pela ausência de cuidados governamentais para as populações em áreas afetadas, sem infraestruturas eficientes e preventivas para atendê-las. Enfim, sentem uma falta de proteção, aliada a um desamparo completo, além de subestimar o valor de suas vidas.
Isso recorda a história da “pequena Erin” com um desfecho bem diferente da realidade brasileira. Ela foi apresentada alguns anos atrás com enorme destaque pela mídia estadunidense. Sua experiência existencial de oito anos não seguia a rotina das outras crianças de sua faixa etária. Enquanto as demais brincavam, corriam e divertiam em sua infância inesquecível. A menina estava em seu quarto a receber alimentação através de sondas que eram introduzidas em seu minúsculo corpo.
Na verdade, “(...) observava apenas as luzes mais brilhantes e ouvia somente os sons mais altos. A vida dela era feita de agulhas, enfermeiras e visitas ao hospital enquanto lutava contra enfermidades constantes e deficiências profundas”, segundo as reportagens. Todavia, era zelada por uma família que cuidava dela com um intenso amor e uma total dedicação, mas faleceu antes de completar nove anos.
Algo inexistente nas tragédias naturais do maior país da America do Sul por parte daqueles responsáveis pela administração pública. Qual lição as autoridades poderiam receber de uma vida tão preciosa como Erin? Em um momento de tamanha tristeza por centenas de vítimas desaparecidas nas chuvas do ano passado e das do início de 2012.
A garota jamais balbuciou ou escreveu uma palavra e nem cantou uma linda canção. Um jornal americano registrou com sabedoria a colocação de um amigo da família que alerta a todos e de maneira especial aos líderes políticos: “Somos todos melhores por ter tido Erin em nossas vidas. Ela nos ensinou compaixão, amor incondicional e gratidão pelas pequenas coisas.” Não tiveram o mesmo sentimento os familiares, amigos em relação aos entes queridos falecidos nas últimas catástrofes naturais?
Além do mais, crianças como Erin ressaltam que o mundo não foi reservado para os perfeitos fisicamente, ricos ou celebridades do esporte, cinema ou da política. Cada pessoa, independente de sua condição física, mental ou emocional, merece qualidade de vida física e espiritual, porque foi feito à imagem de Deus e tem grande valor aos Seus olhos:
“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. (Gênesis 01:26-27)
Por isso, em meio à comoção pelas vítimas das chuvas e inundações no Brasil, lembre-se do apóstolo São Paulo em uma orientação importante em sua carta à Igreja de Éfeso: “Sede, pois imitadores de Deus como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave” (Efésios 05:01-02). Assim, jamais subestime o valor de uma vida. Teacherv Joani C. P. – TWITTER – teachervjcp