UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

PERSPECTIVAS PARA 2012

Em um momento histórico, um homem escreveu a respeito da juventude: "Os jovens de agora amam o luxo. Comportam-se mal, desacatam a autoridade, e mostram desrespeito pelos mais velhos. Já não se levantam quando os mais idosos entram na sala. Contestam os pais, conversam diante das visitas, avançam na comida à mesa, e tiranizam a vida dos professores". Muitos devem pensar: “O discurso foi feito na semana passada, na reunião de Pais e Mestres, em uma escola pública ou particular”. Não! Elas são palavras do filósofo grego Sócrates, pronunciadas há mais de 300 anos antes de Cristo. As coisas não tiveram alterações, porque o ser humano sempre olha a vida de um ponto de vista pessimista, como se observa nas perspectivas para 2012.
O mesmo aconteceu há 200 anos, quando o guarda-chuva começou a ser visto pela primeira vez nas ruas, grupos religiosos de Londres, na Inglaterra, se enfureceram e tentaram banir aquele objeto. O argumento apresentado era muito simples: “Os homens estão interferindo na vontade divina de fazer com que se molhem”. Sempre foi natural aos indivíduos resistirem às mudanças e aprisionar-se aos seus receios e temores, como tem ocorrido com a previsão para o final do mundo em 2012. A tendência humana é esquecer que há um lado claro em qualquer situação, um sol brilhante por trás das nuvens mais escuras, em meio às terríveis tempestades.
Em outras situações, as pessoas se mostram negativas de imediato, porque estão sempre prontas a criticar. Diante disso, sempre deve haver um questionamento: “as críticas são justificáveis ou visam a rebaixar os outros em compensação pelos nossos próprios complexos de inferioridade?” De dentro do seu carro, na estrada, um casal viu um homem velho, a capinar um jardim, sentado em uma cadeira. O marido virou-se para a mulher e observou: "É o cúmulo da preguiça". De repente sentiu um nó na garganta , quando percebeu um par de muletas no chão, ao lado da cadeira.
Uma das chaves para conquistar uma maravilhosa perspectiva para o ano vindouro é colocar em prática o conselho do Apóstolo São Paulo: "Revesti-vos de bondade (...) perdoai-vos mutuamente (...), assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vos" ( Colossenses 03:12,13). Se houver raiva, perdoe! Se houver ressentimento, perdoe! Se houver amargura, perdoe! Ouça o eco da cruz de Jesus Cristo: "Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". Por isso, não se deve virar uma nova página em 2012, com os mesmos sentimentos de ódio e rancor em relação às pessoas que desfrutam do seu convívio.
Além do mais, refletir a experiência de alguns missionários que anos atrás atravessaram à selva, na Libéria, África Ocidental, com o objetivo de visitar a colônia de leprosos.  Foi uma aventura a viagem em meio aos perigos. Seus sofrimentos não se comparavam com a visão do local. Os doentes estavam sem partes dos corpos, com seus rostos distorcidos e muitas feridas abertas, as quais eram tratadas pelas enfermeiras. A surpresa é que ali junto estavam os seus familiares, aquilo era a vida deles. Todos os dias se reuniam na capela para cantar e orar. Uma das orações que os religiosos nunca esqueceram, feita por um dos doentes, expressava assim: "Obrigado, Senhor, por me trazeres a este lugar. Obrigado, Senhor, por permitires que eu viva no meio desta gente bonita". O nome do local era o mais adequado, NOVA ESPERANÇA e fez com que as palavras do apóstolo São Paulo tivessem ainda mais vida: "Porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação". (Carta de São Paulo aos Filipenses 04:11). Enfim, uma ótima perspectiva para começar o ano de 2012. Teacherv Joani C. P. TWITTER – @teachervjcp