UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

OS PROBLEMAS FINANCEIROS

O ministro das Finanças grego, Yannis Stournaras, acredita que a economia helénica vai começar a recuperar dentro de oito meses, interrompendo o ciclo recessivo em que está mergulhada há mais de cinco anos. Na verdade, é a previsão feita por ele ao jornal do seu país “Kathimerini.” Suas palavras nos alegram, porque temos uma dívida com a sabedoria daquela nação.  Infelizmente, devido à falta de um bom gerenciamento das contas públicas, os gregos e uma grande parte da economia mundial enfrentam o mesmo questionamento: “Como evitar os problemas financeiros”?
Em uma feira livre entendemos muito bem essa indagação, sem aquele comportamento mais refinado tão comum em “Shopping Center ou Hipermercados”. Ali exercemos nosso poder de compras, ao barganhar o preço das mercadorias. De repente, em meio ao barulho dos comerciantes e fregueses, uma senhora exclama: Nossa! Meu dinheiro já acabou e ainda estamos no dia 20?!” Não sei quanto ela recebe, mas “realmente muitas vezes temos mais dias do que dinheiro no mês”!
 Diante disso, o famoso pensador John Kenneth Galbraith discute em seus livros a seguinte tese: “Nenhum sistema econômico foge à tentação de produzir serviços inúteis e mercadorias extravagantes. Tal fato não decorre da sua irracionalidade, mas de sua resposta a uma demanda inútil e extravagante dos consumidores”. Assim sendo, em primeiro lugar, os governos devem administrar eficientemente e possibilitar aos cidadãos condições elementares de trabalho e equilíbrio social. Por outro lado, cabe a nós estabelecermos prioridades nas nossas necessidades e desejos. Sempre ganharemos menos do que gostaríamos. Então, como resolver esse impasse?
         O professor Hannes Alfvén, prêmio Nobel de Física, em seu livro “Aonde vamos?”, escrito juntamente com sua esposa Kerstin disse: “O homem está ficando cada vez mais ignorante”. Talvez, possamos pensar: “(...) e precisa ser intelectual premiado para chegar a essa conclusão?” Não, entretanto quando um cientista ligado aos notáveis saltos tecnológicos de nosso tempo escreve a respeito do assunto, torna-se necessário uma reflexão maior! Há algo de grandioso na “simples” tese do Dr. Hannes. A essência de seu pensamento, não é o homem estar ficando menos inteligente, e sim “não agir com sabedoria”. Na verdade, um bom motivo para recorrermos ao auxílio divino!
         A Bíblia apresenta ensinamentos e orientações práticas com referência ao dinheiro no sentido de como adquiri-lo, gastá-lo e viver bem, apesar dele. O primeiro encontra-se em Ageu 02:08 “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos”. Portanto, nossos bens não nos pertencem. Além do mais, uma segunda orientação, destaca a chave do sucesso financeiro, ou seja, não o desejo de lucrar simplesmente, mas comunicar o amor divino aos outros: “Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas cidades, na tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás as mãos a teu irmão pobre; antes, lhe abrirás de todo a mão e lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade”. (Deuteronômio 15:07-08). 

Na Parábola do Bom Samaritano observamos o exemplo quando aquele homem demonstrou amor e ficou registrado: “No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar” (Evangelho de São Lucas 16:35). Somente Deus orienta a investir com sabedoria, a fim de nunca faltar o necessário para nossa sobrevivência e auxiliarmos o semelhante. Dessa forma, cumpriremos a Sua lei e consequentemente evitaremos os problemas financeiros. Teacherv Joani C.P. -  E-MAIL: teachervjcp@oulook.com - TWITTER: @teachervjcp