UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

“UM SENTIMENTO DE DESÂNIMO”

Em 2009, a publicação britânica “The Economist”, voltada para notícias e assuntos de grande influência em nível mundial, trazia uma matéria em destaque – “Brazil takes off” (“O "Brasil decola"). Entretanto, em 2013, em sua reportagem de capa, com 14 páginas, publicada na edição de outubro, apresenta uma outra visão em relação à economia do país – “Has Brazil blown it?” (“O Brasil estragou tudo?”) Segundo a revista, há um sentimento de desânimo na comunidade internacional e até mesmo entre nós os brasileiros.
O fato em si, nos faz lembrar a lenda de um leilão realizado no inferno, em que as ferramentas usadas pelo diabo estavam expostas, a fim de sua comercialização. Contudo, escondida, em um canto, à parte, havia uma, com os seguintes dizeres: "não está à venda".
           – Por que não comercializa aquela ali? – perguntou um comprador.
       – Algumas são indispensáveis para mim – respondeu ele – e essa, em especial. Com ela, posso penetrar profundamente no coração das pessoas, quando esmago emoções e imobilizo mentes, seu nome é “desânimo”!
  O “encorajamento” é o antibiótico mais eficaz no contra-ataque à sua infecção. Ele é essencial nos nossos mútuos relacionamentos. “Encoraje-me!” Talvez nós nunca tenhamos feito o pedido a alguém. Todavia, se pudéssemos fazer isso, diríamos estar tremendamente carente de um sorriso, uma palavra de consolo ou mesmo um carinho especial.
          Na verdade, a mensagem é transmitida através de um semblante caído, nossos ombros curvados ou olhos e gestos suplicantes.  Atualmente, vivemos em momentos difíceis, sob "nuvens negras", na “gruta do desânimo” em todo o mundo com as crises econômicas. Quem sabe estejamos pensando em desistir da vida? Por isso, nós necessitamos aprender a lidar com as emoções, tanto nas horas de imensa alegria como nos momentos de dor, tristeza e grandes desafios.
         Em uma linda praia, vemos um veículo, dele desceu uma mãe e seu filho, com cinco anos de idade. Em seguida, ela retirou do bagageiro do carro, uma linda bicicleta. O menino foi colocado no selim, mas não conseguia alcançar os pedais.  As mãos maternas o seguravam, à frente e atrás, acompanhando o garoto. Estava “feliz da vida”, porque "andava" em seu brinquedo. Quando caminhava mais rápido, a mulher corria; soltando sozinho, caía, e assim ela o levantava, enxugava suas lágrimas e o auxiliava a começar novamente. Durante uma hora, passaram naquela experiência de aprendizagem, mas em determinado momento, a criança saiu perfeitamente pedalando.
          Ao observarmos os dois, recolocando o belo presente, no carro, percebe-se uma ilustração perfeita de encorajamento realizado por Deus. Ele é para nós, o que a mãe foi para seu filho, o refúgio e proteção. Erguendo a cabeça ao estarmos cabisbaixos, aproximando-se na angústia, abraçando, confortando, animando, enxugando nossas lágrimas, enfim, nosso Consolador.
   Portanto, "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É Ele que nos conforta em toda nossa tribulação, para podermos consolar aos que estiverem em qualquer angústia, com a consolação que nós mesmos somos contemplados por Deus" (II Coríntios 01:03-04). Teacherv Joani C.P. - TWITTER: @teachervjcp - E-MAIL: teachervjcp@outlook.com