UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

E A MORTE PREMATURA...


Teria sido a morte de Cristo prematura? A resposta é positiva, à luz da declaração de Moisés, no Salmo 90 (89): “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos  ou, em havendo vigor, a oitenta anos”. Ele não chegou à metade dos setenta. Sob o ponto de vista de realização e prestação de serviço, seria negativa. Aos trinta e três e meio, Ele disse: "Eu te glorifiquei na terra, consumada a obra que me confiaste para fazer" (Evangelho segundo São João 17:04). A última das sete palavras da Cruz – (...) "ESTÁ CONSUMADO"(Evangelho Segundo São João 19:30), apresenta o grito de vitória de quem encerra em definitivo à sua parte na redenção do homem.

Na verdade, ela foi uma doação, como Ele próprio explicou: "Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim, pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la . Este mandato recebi de meu Pai"( Evangelho de São João 10:17-18). Assim, a morte prematura sugere aos que estão vivos pelo menos três providências úteis:


1) A ECONOMIA DO TEMPO. Deve-se evitar não só a sua perda, mas também o eterno adiamento de coisas, as quais deveriam ser preferenciais e urgentes. Entre elas, encontram-se a atenção exigida dos filhos, os deveres religiosos e o aproveitamento das oportunidades que aparecem “só uma vez na vida”;

2) O SENSO DE RESPONSABILIDADE. Tenha-se muito ou pouco sob a sua guarda, o importante é agir de maneira responsável, segundo Eclesiastes 09:10 "Tudo quanto te vier à mão para fazer, fazei-o conforme as tuas forças..." Seja no lar, na área religiosa ou na situação sócio-política da nação;

3) UM INVESTIMENTO SÉRIO. A preocupação não se limita a deixar alguma segurança material aos familiares, mas investir para a vida seguinte, após a morte. Jesus narrou uma parábola do rico insensato, para ensinar que (...) "a vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui" (Evangelho Segundo São Lucas 12:15 ). Ele faleceu de repente, no dia em que se dispôs a destruir os celeiros velhos, porque eram insuficientes, e reconstruí-los maiores, para assim recolher todo o produto de suas terras e, então usufruir da vida. A morte prematura pôs fim a seus planos e Deus lhe disse: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" Ele termina a ilustração, afirmando: "ASSIM É O QUE ENTESOURA PARA SI MESMO E NÃO É RICO PARA COM DEUS"(Evangelho de São Lucas 12:21). Teachervjcp Joani – TWITTER: @teachervjcp