UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

JAMAIS SEM ESPERANÇA

         
         Sixteen Tons (Dezesseis Toneladas) escrito por Merle Travis e gravado por Tennessee Ernie Ford tornou-se uma das músicas mais populares dos EUA em meados de 1950. As pessoas pareciam identificar-se com o lamento deste mineiro que se sentia preso numa cilada e incapaz de mudar sua situação não importando o quanto ele trabalhasse. Os mineiros geralmente moravam em casas da própria companhia e eram pagos com “vales” — cujos cupons eram válidos somente no mercado da própria empresa. Mesmo se fosse chamado aos céus, disse o mineiro, não poderia ir porque devia sua alma ao armazém da empresa.
Esse sentimento de resignação sem esperanças pode nos ajudar a entender os sentimentos do povo hebreu durante os 400 anos de cativeiro no Egito. Quando Moisés falou-lhes da promessa de Deus de libertá-los da escravidão, não lhe deram ouvidos “…por causa da ânsia de espírito” (Êxodo 6:9). Eles estavam tão desconsolados que não podiam olhar para cima.
Mas Deus fez algo por eles, pois não podiam fazer por si próprios. A milagrosa libertação do povo do Senhor prefigurava Sua intervenção poderosa em nosso favor através de Seu Filho Jesus Cristo. Foi “…quando nós ainda éramos fracos, [Cristo] morreu a seu tempo pelos ímpios” (Carta de São Paulo aos Romanos 5:6).
Quando a vida está em seu momento mais difícil, não percamos a esperança, pois temos a maravilhosa graça de Deus.

Não há desesperança, quando a esperança está em Deus.
(RBC)