UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

AS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA...

As circunstâncias da vida são boas ou más? Um exemplo prático disso é quando o nosso automóvel tem problemas ao partir para uma longa viagem de férias. Ainda por cima, tudo foi programado com bastante antecedência. Entretanto, ao levar o veículo até uma oficina mecânica, o responsável afirma: “Se tivesse na estrada, o seu carro poderia incendiar-se”! Seria algo ruim pelo momento do fato ou ótimo pelo cuidado divino?
Há anos atrás, uma família programou um piquenique à beira de um lago. O filho de cinco anos aproximou da água e afundou nela. Ele gritava por socorro, mas ninguém sabia nadar.  De repente, um homem resgatou o menino e o trouxe para a margem. A criança estava nervosa, mas em bom estado de saúde. Imediatamente, a mãe disse: “Onde está o seu boné?” Devido a uma vida de reclamações circunstancias, esqueceu de ser grata a Deus pela salvação do seu filho. Será que muitas vezes não fizemos o mesmo diante do contexto social onde estamos inseridos? O apóstolo São Paulo diz: “Em tudo, daí graças…” (I Tessalonicenses 5:18). Assim, devemos fazê-lo em todas as situações.
Em uma faculdade de medicina, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, existe a oportunidade dos alunos de geriatria, atuarem como pacientes residentes em uma casa de repouso por um período de dez dias. Aprendem sobre as dificuldades de utilizar uma cadeira de rodas e serem retirados da cama com auxílio, e de alcançar a torneira do chuveiro quando sentados. Um dos estudantes aprendeu coisas simples que faz uma enorme diferença, como colocar as placas mais baixa, a fim dos internos encontrarem seu quarto com facilidade e o controle remoto da televisão deve ser deixado em um local bastante acessível. Deus oferece nas circunstâncias uma oportunidade de utilizar as lições e o conforto que Ele tem nos dado em momentos difíceis, com o propósito de auxiliarmos outros de maneira bem especial.
O apóstolo São Paulo destacou bem isso ao escrever: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É Ele quem nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia (…).” (II Coríntios 01:3-4). Uma pergunta fundamental: “temos usado as lições apreendidas nas circunstâncias boas ou más para ajudar os outros”? Nunca esqueçamos que coisas pequenas podem ter um grande significado na vida do nosso semelhante. “Deus não nos conforta para nos sentirmos confortáveis, mas para confortamos outros”.
Enfim, se olhássemos pelo espelho retrovisor da vida, ficaria mais fácil perceber a mão divina em todas as circunstâncias. Deus sempre colocou ou tirou pessoas, dificuldades, empregos e tantas outras coisas, em determinados fases específicas de nossa existência. O livro de Hebreus 13:5, nos proporciona um maravilhoso conforto em todas as horas: “(…) De maneira alguma te deixarei, nunca “jamais” te abandonarei”. Observar Deus a trabalhar em nós, coloca um “cântico de gratidão” em nosso coração. Teacherv Joani C.P. – Twitter: @teachervjcp