UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

BÊNÇÃO INESPERADA

Noemi e Rute se aproximaram em circunstâncias difíceis. Para fugir da escassez de alimentos em Israel, a família de Noemi mudou-se para Moabe. Lá, seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas: Orfa e Rute, e o marido e os filhos de Noemi morreram. Naquela cultura, as mulheres eram dependentes dos homens, o que as deixou em aperto.
Noemi ouviu dizer que a fome em Israel havia terminado, e, decidiu fazer a longa viagem de retorno. Orfa e Rute foram com a sogra, mas Noemi insistiu para que voltassem, dizendo “…ter o Senhor descarregado contra mim a sua mão” (1:13). Orfa retornou, mas Rute continuou, afirmando sua crença no Deus de Noemi, a despeito da frágil fé da própria Noemi (1:15-18).
A história teve circunstâncias desagradáveis: fome, morte e desespero (1:1-5), e mudou de rumo devido às boas ações imerecidas: de Rute com Noemi (1:16-17; 2:11-12) e de Boaz a Rute (2:13-14). A história juntou duas viúvas (a judia idosa e a jovem gentia) e Boaz, o filho de uma prostituta (Josué 2:1; Mateus 1:5). Essa mesma história dependeu de uma intervenção inexplicável: simplesmente “aconteceu” de Rute respigar no campo de Boaz (2:3).E terminou em bênção inimaginável: um bebê que estaria na linhagem do Messias (4:16-17). Deus extrai milagres daquilo que parece insignificante: fé frágil, um pouco de bondade e pessoas comuns.

Em todos os reveses de sua vida, Deus está traçando um plano para a sua alegria. John Piper ( RBC )