UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

COMO VAI A NOSSA INTEGRIDADE VISÍVEL...?

            
              No século passado, o cirurgião chefe do Hospital Kane de Nova Iorque, Evan O’Neill, através de seus estudos e pesquisas concluiu que algumas cirurgias poderiam ser realizadas sem anestesia geral, mas local.  Seguro disso, em 15 de fevereiro de 1921, realizou uma operação nele próprio, ao retirar seu apêndice. Sua recuperação foi bem rápida e a medicina avançou no tratamento dos pacientes.
             Conforme a atitude do médico, convidamos a todos nós para uma “cirurgia auto-exploratória da alma”, o bisturi será a Bíblia, com sua lâmina muito bem esterilizada e afiada – “(...) viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 04:12).

A princípio, um questionamento fundamental para começar o processo cirúrgico: Como vai a nossa integridade? Todos a percebem em nós visivelmente? Duas provas são primordiais para conseguirmos as respostas: “dificuldades e prosperidade”.
Primeiramente, ao depararmos com os problemas, sentimos o tamanho de nossa estabilidade frente a eles. Em Provérbios 24:12, temos  um ensino: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena”. Isso esteve evidente no último terremoto/tsunami no Japão. A força daquele povo demonstrou sua tamanha capacidade de resistência diante daquele desastre natural.

Em segundo lugar, o outro exame “pré-operatório” é bastante complexo, pelo fato de mostrar nossos sistemas de valores, em meio às prosperidades.  Em Provérbios 27:21, existe uma colocação importantíssima : “Como o crisol prova a prata, e o forno o outro, assim o homem é provado pelos louvores que recebe”(...)”. Quantas celebridades  do universo cinematográfico, televisivo, futebolístico, empresarial, político e tantos outros, destruíram  suas vidas, porque viveram na ilusão da fama, fortuna e sucesso. Dessa maneira, perderam por completo sua integridade.   

Exemplificando bem esse fato, o escritor Charles Swindoll, retratou em um de seus livros a história de um jovem, em Long Beach (Califórnia), nos Estados Unidos.  Ele foi a uma lanchonete com sua acompanhante para comprar um lanche. O funcionário em vez de dar a caixa com o alimento,  entregou outra com o faturamento do dia. O casal foi ao parque, quando abriram o pacote tiveram uma grande surpresa. Imediatamente voltaram para devolver o dinheiro.

O gerente ficou estupefato com a atitude do rapaz e disse:
 – Espere um pouco aí; quero telefonar para uma o jornal e pedir que venham aqui e tirem sua foto. VOCÊ É O HOMEM MAIS HONESTO DA CIDADE. 
– Ah, não, não – protestou o rapaz.
Por que não? – indagou o gerente.
– “Bem” – respondeu ele – “é que sou casado, e a moça que está comigo não é minha mulher”!
Portanto, se desejamos uma vida honesta, façamos os seguintes questionamentos: O que impede de nós a termos? Quando e como enfrentaremos o problema e vamos começar a mudança? Enfim, façamos nossas orações para Deus nos ajudar a conquistarmos uma integridade visível diante Dele.
TEACHERV JOANI C. P.  – TWITTER: @teachervjcp