UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

E O ENVELHECIMENTO COMO VAI...?

“Quando estamos velhos demais para ter espinhas, logo aparecem as ruguinhas...” (Autor desconhecido).        
Há uma série de situações a refletir a respeito do nosso envelhecimento: “ (...) a maioria dos sonhos se repetem”; “ (...) a senhora de cabelos grisalhos que ajudamos a atravessar a rua é nossa esposa” e  “(...) nossa mente assume compromissos que o corpo não consegue cumprir”.
Os aposentados sentem essa realidade, ilustrada nas colocações de um deles: “Levanto-me, todos os dias, e espano minha coragem. Pego o jornal, e leio a seção de óbitos, de passagem. Se meu nome não está lá, fico sabendo que ainda não morri. Então, tomo um bom desjejum, e volto para a cama; vou dormir”.

Ao dialogar com os idosos, observamos mais uma atitude de tristeza à aceitação da velhice. Muitos com aquele sentimento negativo: “Sou um estorvo para os outros”!  Então afirmam: “Já que não sou útil a ninguém, é melhor ficar à margem da vida”. Na verdade, eles eram pessoas com grande competência e talento.
Ademais, percebemos um senso de culpa, principalmente com o desejo de uma segunda oportunidade para fazer tudo de maneira diferente. Exemplificado nas palavras do poeta anônimo: “Atravessando os campos do passado ele me aparece. Um garotinho que acabou de brincar; o menino que fui. Ele me sorri tão esperançosamente, depois que entra em mim. Que é como se desejasse ver como eu poderia ter sido”.

Sempre notamos uma autopiedade a “rondar” constantemente os seus pensamentos: “Coitado de mim!” “Ninguém se importa comigo!” Além do grande medo dos problemas econômicos, de perder a saúde, o cônjuge ou os amigos, pois “o mundo gira ao seu redor rapidamente e o receio não manter-se em pé nele”.
A Bíblia nos apresenta uma orientação em relação a esse momento especial da vida humana. Observamos no Salmo 90(89), o qual foi escrito por um homem idoso, o grande personagem bíblico Moisés, com mais de 80 ou 90 anos. Ele destaca que Deus não tem idade: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, Tu és Deus” (Salmo 90(89):01-02)

Durante a leitura, há um comportamento correto para o envelhecimento nas seguintes palavras: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. (Salmo 90(89):12) Por isso,  “encararemos” a vida pelos dias e não através dos anos. Um homem com 50 anos, multiplicados por 365, somará hoje – 18.250 dias.  Portanto, devemos vivê-los de tal maneira que alcancemos um “coração sábio”.
          Enfim, se os dias são presentes de Deus, vamos desfrutá-los com todo entusiasmo. “O envelhecimento nunca foi opção, mas nossas reações sim”. Devido a isso, muitas vezes determinamos como ele acontece. Assim, a vida deve ser vista como um desafio e jamais uma ameaça ao ser humano. Além do mais, “Deus precisa ocupar o centro da nossa existência”. Comecemos a pensar dessa maneira hoje e não amanhã. Recordemos as palavras do General americano Douglas MacArthur, um dos heróis da primeira guerra mundial ao completar 75 anos: “Bem no centro de cada coração existe um estúdio de gravação; enquanto ele estiver recebendo impressões belas, de esperança, bom ânimo e coragem, ele estará jovem. Mas quando os fios caem e o coração fica coberto pela neve do pessimismo e pelo gelo do cinismo, aí, e só aí, ele começa a envelhecer”.
Teacherv Joani C.P. - Twitter: @teachervjcp