UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

ONDE ESTÁ O BONÉ DO JOÃOZINHO?

           Há uma história interessante de uma família que resolveu realizar um piquenique à margem de um lago.  De repente, o filho de cinco anos entrou nele e desapareceu da vista de todos. Ninguém sabia nadar para socorrê-lo, mas um homem observou o desespero do grupo. Imediatamente, saltou para socorrer o menino. Assim, o trouxe são e salvo para seus entes queridos. Entretanto, sua “mamãe” irritada gritou: “Onde está o boné do Joãozinho”? 
 
         Da mesma forma, muitas vezes observamos pequenos detalhes da vida e reclamamos em lugar de agradecer as coisas especiais que Deus tem proporcionado as nossas vidas. Assim, quando murmuramos por pequenas dificuldades da nossa existência, estamos a agir como a mãe do garoto que não valorizou a vida dele, mas deu importância para coisas passageiras e temporais.
         O apóstolo São Paulo disse: “Em tudo, daí graças (…)” (Carta do Apóstolo São Paulo – I Tessalonicenses 05:18). Nós podemos não mostrar gratidão por tudo que aparece em nossa jornada existencial como perder o trabalho ou quando nossa saúde está frágil. No entanto, devemos agradecer em todas as circunstâncias, porque a presença divina é constante para nos auxiliar. Na verdade, nada acontece por acaso nas nossas vidas, pois ao passarmos por elas muitas vezes não entendemos, mas Deus tem um propósito todo especial.
 
      Anos atrás, uma faculdade de medicina em Nova Iorque, proporcionou um momento singular aos seus estudantes na área de Geriatria. Durante dez dias, deveriam atuar como pacientes residentes em um asilo. Eles entenderam as dificuldades no manobrar um uma cadeira de rodas, de serem retirados de suas camas com o auxílio dos enfermeiros e de alcançar o registro do chuveiro quando estavam sentados.
        Diante dessa realidade, um deles descobriu que coisas simples fazem uma diferença enorme na vida dos internos como: “colocar as placas com nomes em posição mais baixa para que o paciente encontre seu quarto com maior facilidade e colocar o controle remoto da televisão em local de fácil acesso”. Apesar dos estudantes não compreenderem totalmente a situação, ainda assim, estarão mais bem capacitados para servir os idosos em futuros atendimentos. Aquela experiência alterou completamente sua maneira de realizar seu trabalho como profissional.
 
   Em grande parte da nossa vida, Deus oferece oportunidades para usarmos as lições que aprendemos e o conforto que Ele nos proporcionou em horas difíceis, a fim de auxiliar outros em situações similares. O apóstolo São Paulo chegou a essa conclusão ao escrever: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É Ele quem nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia…” (II Coríntios 1:3-4).
        Enfim, temos utilizado as lições aprendidas em nossas provações para sensibilizar outras vidas? Nunca devemos esquecer que “coisas pequenas podem ter grande significado”. Por isso, a escritora Ana Cetas ressalta: “Deus não nos conforta para nos sentirmos confortáveis, mas para confortarmos outros”. Teacherv Joani. C. P. – TWITTER – @teachervjcp