UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

GRATIFICAÇÃO INSTANTÂNEA

Ao ser apresentada em 1972, a câmera Polaroid SX-70 revolucionou a fotografia. Um artigo escrito por Owen Edward na revista Smithsonian descrevia a câmera como “um milagre da física, ótica e eletrônica”. Quando uma foto era tirada, “um quadrado branco saía pela frente da câmera e se revelava diante de nossos olhos”. As pessoas se encantavam com os resultados rápidos e imediatos.
Oswald Chambers enxergou uma forte conexão entre nosso desejo por imediatismo e luxúria: “Luxúria significa, simplesmente ‘preciso ter isso agora’; ela pode ser um apetite carnal ou uma possessão espiritual… Não posso esperar pelo tempo de Deus. Deus é indiferente demais; é assim que a luxúria opera.”
No Salmo 27, Davi escreveu sobre sua espera em Deus num tempo de grande tribulação, em que nenhuma solução era visível. Em vez de entregar-se ao desespero, ele manteve sua confiança de que veria “…a bondade do Senhor na terra dos viventes” (v.13).
Vivemos em um mundo que adora o imediato. Quando parece não haver sinal de satisfação dos nossos mais profundos anseios, o salmista nos incita a nos apegarmos ao Deus eterno. “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.” (v.14).
A resposta para o nosso desejo do imediato é concentrar-se no eterno. (RBC)