UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

FOGOS E LIBERDADE

Graças à engenhosidade dos chineses, os norte-americanos celebram sua independência com grandes espetáculos de fogos de artifício cheios de cor.
A cada ano, quando cantam o seu hino nacional e observam os belos efeitos padrões criados pelas “bombas explodindo no ar”, lembro-me de que a maioria das bombas é mortífera e não tem os belos efeitos como os espetáculos de fogos de artifício. Embora as bombas e fogos empreguem ingredientes similares, as bombas têm a intenção de matar; os fogos de artifício de entreter. Nesta metáfora, vemos um exemplo de como algo pode ser utilizado para o bem e para o mal. Nas mãos de pessoas capazes, cuidadosas e dedicadas, algo perigoso se torna glorioso. Mas, o oposto também é verdadeiro.
A liberdade — aquilo que eles celebram com fogos de artifício — também pode ser usada para o bem e para o mal. Como cristãos, estamos livres da restritiva lei Mosaica, mas a Bíblia nos alerta para não usarmos nossa liberdade espiritual para propósitos egoístas: “…não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gálatas 5:13).
Nem todos têm liberdade política e religiosa, mas todos os cristãos têm liberdade espiritual. Precisamos usá-la não como arma para impor nossa vontade sobre os outros, mas sim para demonstrar a glória da vontade de Deus.
A liberdade não nos dá o direito de fazer o que nos agrada, mas de fazer o que agrada a Deus. (RBC)