UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

NATAL – O NASCIMENTO DE JESUS

Nas línguas latinas, o termo tem sua origem na palavra “Natividade”, referindo-se ao nascimento de Jesus Cristo. No mundo inglês, o próprio vocábulo “Christmas” pode ser traduzido de forma literal, “Missa de Cristo”. Sem deixar de mencionar a palavra alemã “Weihnachten”, conhecida como uma “Noite Bendita”. O Natal é a celebração do nascimento de Jesus. Todavia, na sociedade contemporânea, transformou-se em uma “jogada de marketing”, a fim de conquistar lucros para o mundo dos negócios. Por isso, o seu sentido eterno foi completamente esquecido.
Essa verdade está tão clara, pois outro personagem tornou-se o principal nas comemorações. Recebeu vários nomes especiais, como na Argentina e Espanha, o “Papá Noel”; em Portugal, “o Pai Natal”; nos Estados Unidos, “Santa Claus” e no Brasil “Papai Noel”. Ademais, todos querem uma bela árvore ornamentada. Uma tradição do século XVI da Alemanha, a partir do XIX alcançou França, Inglaterra e Estados Unidos, somente no XX, conquistou Espanha e o Brasil. E, para servir à ceia, nunca pode faltar o  peru, o pernil, as rabanadas, as frutas e o  famoso panetone, uma tradição italiana. Ele chegou à mesa dos brasileiros após a Segunda Guerra Mundial, com os imigrantes que o preparavam de forma similar à Itália.
Além disso, os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao menino Jesus, criaram o hábito de oferecê-los nas celebrações natalinas. Assim, com o passar dos séculos, o costume foi incorporado em todas as partes do mundo. Atualmente, há “Shoppings, com uma variedade de opções para todos os bolsos”. Posteriormente, surgiram as brincadeiras para alegrar as festas, tanto no seio familiar como nas grandes empresas, como os amigos “ocultos” ou “secretos”, com o objetivo de todos receberem uma lembrança especial. Sempre acompanhado de belos cartões, como uma forma de oferecer e retribuir carinho.
Entretanto, onde está o verdadeiro significado do Natal? Isso recorda o personagem “Grinch”, do escritor Dr. Seuss (Theodor Geisel), em seu conto “Como Grinch roubou o Natal”. Houve uma adaptação para o cinema com a magistral interpretação do ator estadunidense Jim Carey. Era uma criatura verde, mal-humorada e triste, não gostava das celebrações natalinas, porque não conseguia observar ninguém feliz. Então, resolveu roubar os presentes e enfeites para acabar com a comemoração em uma aldeia, próxima à sua casa. Para sua surpresa, a festa aconteceu normalmente, porque a essência do NATAL não está no personagem “Papai Noel”, em uma bela decoração, com uma mesa farta de pratos deliciosos ou na quantidade dos presentes.
O Natal é o nascimento de Jesus Cristo, sem Ele torna-se impossível uma real comemoração. A sociedade consumista, no dia 25 de dezembro, tenta removê-Lo da sua festa de aniversário. Por isso, o cristão deve usar esta época como um momento de meditação e agradecimento a Deus por enviar o seu único Filho, a fim de oferecer paz entre Deus e os homens. Conforme está registrado o cântico dos anjos, no evangelho de São Lucas, capítulo 02, versículo 14: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”. Teacherv Joani C.P. - TWITTER: @teachervjcp - E-MAIL: teachervjcp@outlook.com