UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...

UMA NECESSIDADE FUNDAMENTAL...
"A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO." - "GRATITUDE IS THE MEMORY OF THE HEART". - "LA GRATITUD ES LA MEMORIA DEL CORAZÓN". - "LA RECONNAISSANCE EST LA MÉMOIRE DU COEUR". (ANTISTENES) - "DANKBARKEIT IST DAS GEDÄCHTNIS DES HERZENS". (ANTISTENES)

FORA DA ESCURIDÃO

Eu não sei o que situação desesperadora agarrou Asafe, o autor do Salmo 77, mas eu ouvi, e fez, lamentos semelhantes. Ao longo dos últimos doze anos desde que perdi meu amigo, muitos outros que sofreram a perda de um ente querido ter partilhado comigo sentimentos comoventes como estes: Clamando a Deus (v.1). Esticar os braços para o céu vazio (v.2). Experimentando pensamentos perturbadores sobre Deus por causa de circunstâncias horríveis (v.3). Problemas indizível Enduring (v.4). Escondida sob o sentimento de ser deixado de lado (v.7). Temendo promessas não cumpridas (v.8). Temendo uma falta de misericórdia (v.8).
Mas uma reviravolta ocorre para Asaph no versículo 10 através de uma lembrança de grandes obras de Deus. Pensamentos se voltam para o amor de Deus. Para lembranças do que Ele tem feito. As suas obras maravilhosas de idade. Para o conforto de fidelidade e misericórdia de Deus. Para lembretes de maravilhas e grandeza de Deus. Para Sua força e redenção.
Desespero é real nesta vida, e as respostas não vêm facilmente. No entanto, na escuridão, como nos lembramos glória de Deus, majestade, poder e amor-nosso desespero pode lentamente diminuir. Como Asafe, podemos ensaiar atos de Deus, especialmente a salvação que Ele trouxe através de Jesus, e podemos voltar para onde uma vez estávamos-descansando com gratidão em Seu grande amor.
Lembrando o passado pode trazer esperança para o presente. (RBC)